quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ovos e frangos: O Brasil depende das importações...

Naquele ano de l976, eu trabalhava no exame de guias de importação, na Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil. Minha função era examina-las, conferir os preços e ver o enquadramento tarifário. Uma guia um dia, chamou-me à atenção: Uma importação de "pintos avós, de linhagem macho" e pintos avós, de linhagem fêmea", de uma firma nos EEUU, que detinha e detém o conhecimento genético das aves. Como na guia estava escrito que a importação era destinada "à reprodução", vinha costumeiramente sendo autorizada sua emissão. Mas, naquele dia não! Fôra por mim descoberta uma "furada" naquele serviço: A prole importada, no meu raciocínio não poderia servir "para reprodução" uma vez que as aves importadas não geravam descendentes, depois dos netos, vinha uma raça híbrida, que servia apenas, e serve, sòmente para consumo, pois não deixam descendentes, fechando o ciclo com a vida útil do plantel reprodutivo importado. Logo tudo se resumia em: "Importação para consumo", o que é proibido! Obviamente, relatei por escrito o fato e passei o problema aos meus superiores. A importação ficou paralizada, e a firma interessada procurou-nos, dizendo que iria parar a produção de ovos e carne, caso não emitíssemos as guias...O fato é que, o assunto foi parar na mesa do então Ministro da Fazenda, Mario Henrique Simonsen, que depois de um mês a liberou, mandando um "Telex", afirmando para emitirmos as guias, pois a Granja Guanabara estava desenvolvendo um "estudo" e até que tenhamos o "conhecimento genético" próprio, dar prioridade a estas guias de importação, principalmente para não faltar frangos e ovos no mercado brasileiro. Pois é, o fato é que até hoje, importamos os "reprodutores" e nos pautamos ainda naquele velho "telex", pois a operação com aves e ovos "para consumo", ainda e' proibida!
A Granja Guanabara sediada no Rio de Janeiro foi comprada, não sei por quem, e o conhecimento genético próprio, teve um final totalmente desconhecido!







Sobre a obra
Até hoje, as importações continuam, visto que o Brasil fez poucos investimentos em pesquisa, não possuindo portanto um conhecimento genético próprio e econômico...Se parar a importação, que é proibida e permitida precariamente, vai faltar ovos e frangos e as granjas do Brasil fecham...Portanto, já somos totalmente dependentes destas importações dos EEUU. Os milhões de dólares despendidos nestas operações para consumo, deveriam ser direcionados para uma pesquisa séria, pois um país não pode ficar refén de outro, principalmente em alimentos...
Existem pesquisas inconclusivas, pois o segredo, a descoberta, acontecida nos EEUU, se encontram guardadas a "sete chaves"!
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário