quarta-feira, 5 de maio de 2010

O Comprador de gado...

Tinha recebido minha gratificação, a primeira
Estava na fazenda de minha futura sogra
Avisei que gostaria de comprar um "gado"
Aplicar um dinheiro, disse impressionando o pessoal

O João Chaves é que tem o melhor gado!
João Chaves era tio do Aureliano Chaves
Arrematou o primo da minha namorada.
Famoso que era pelas grandes compras e vendas...

Com o caminho aprendido, fui no meu "fusca" 66
Perto de Coqueiral eu avistei o fazendão
Casarão antigo, terreiro imenso com secadores de café'
O Seu João me recebeu, mandando entrar todo educado

Gostaria de ver umas vacas? Leiteiras, completei
No curral centenas delas...
Disponho de tudo, dependendo da oferta!
Separava o gado, vi as mais vistosas...

Dou tanto para cada cabeça!
Oferta boa, irrecusável...
Aceito! Bom que paro de tirar leite de uma vez...
O senhor então separa estas duas para mim...

Tinham ate nome:
Argentina e Gigolette...
O Seu João, pego de surpresa, não falou nada...
Na mesa da copa enquanto ouvia as nove badaladas do carrilhão!

Deixei o pagamento!

O Seu João ainda mandou entrega-las na fazenda...




Sobre a obra
Seu João era tio do Governador Aureliano Chaves, me recebeu com um cafezinho na imensa mesa da copa. Atrás, no alto pude notar o relógio antigo de parede dando nove badaladas daquela manha de julho. Não era para aceitar o nego'cio proposto, pois o preço oferecido era bom para o gado todo... Tanto e' que aceitou a oferta pensando que eu iria arrematar tudo... A fazenda tem o mesmo aspecto, com duas imensas chaminés da época em que funcionava uma usina beneficiadora de cana. Na época o preço do leite para o produtor estava abaixo da critica, talvez por isso tenha resolvido de uma maneira ou de outra, aceitar a oferta... (A minha inexperiência pra comprar gado, talvez tenha me ajudado) Sul de Minas, Minas Gerais, Brasil. Ano de 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário