quarta-feira, 5 de maio de 2010

O Córrego do Leitão

O Córrego do Leitão

Bem perto de onde morava
Passava o Córrego do Leitão
Numa tarde, fui com a empregada ver os peixes
Eles subiam aos montes, pulando!

Do beiral do córrego encanado, eu via:
Não sei que tipo de peixe era...
Eram muitos, saiam do Arrudas
Subiam o córrego, até à nascente

Onde hoje é a barragem Santa Lúcia
Não é atoa, que todos pescavam no Arrudas!
Na “piracema” mostrava quanto peixe tinha...
Dizem que vinham do Rio das Velhas...

Caudaloso, dava até pra navegar
Com cuidado é lógico!
O nome do Rio foi dado por D Pedro II,
Quando visitou Sabará de barco,

Ao observar muitas velhas lavando roupas...


Sobre a obra
Morava na Avenida Olegário Maciel, no Centro de Belo Horizonte. Era mes de setembro, mes da piracema...Diziam, que muitos peixes pulavam no Córrego do Leitão e eu pedí a empregada que me levasse lá para ver. Da muretinha do córrego eu via : Uma quantidade incalcula'vel, pulavam sem parar na direção contrária...Mas eram muitos mesmo! Vinham do Rio Arrudas, porisso todo mundo pescava lá...
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário