quarta-feira, 5 de maio de 2010

A colheita...

Eu já estava de posse do sítio
Tinha comprado do Luiz T. Silva
Não tinha pago nem a primeira prestação...
E a laranjeira estava lotada, pronta pra colheita!

O "Botão" meu colega, tinha uma camionete
Antiga, Ford 29, se ofereceu para ir até lá.
Debaixo da laranjeira, laranja "campista"
Ficou a carroceria do fordeco.

Balencei os galhos e as laranjas iam caindo
A camionete lotou de laranjas...
Fomos para cidade vendê-las
Ninguém quiz comprar

Na saìda de um grupo, enchemos as pastas dos meninos
Ainda sobrou muita laranja!
Que no Banco, eu distribui nas mesas dos colegas.
Era uma surpresa prá quando chegassem!

"Qual foi o puto que colocou estas laranjas aquí?"
O colega falava e jogava-as no lixo...
Muitos não gostaram do "presente!
Parecia até "laranja madura na beira da estrada"...


Sobre a obra
Eu tinha comprado um sítio em Lavras, local que eu tomei posse no Banco do Brasil. Tinha muitas laranjeiras, laranjas campistas daquelas antigas, plantadas em formação e estavam carregadas, prontas para colheita. Foi a minha primeira colheita, como não consegui vendê-las, resolvi´distribuir entre os alunos de um Grupo Escolar e o que sobrou, achei que seria uma boa distribui-las para meus colegas, mas parece que n-ao foi uma boa idéia... Lavras, Minas Gerais, Brasil, ano de 1965.
"Botao" era o apelido do meu colega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário