quinta-feira, 6 de maio de 2010

A primeira cola eletrônica...

A minha rádio "perereca"
Que meu irmão trouxe de Montes Claros
Funcionava muito bem

Eu transmitia de minha casa
Lá no centro da cidade, meu amigo avisava pelo telefone:
Ta pegando ok!
Os primeiros rádios porta'teis foram lançados na época

Duas faixas, made in Japan, com anteninha
Apelidaram de "tijolo baiano"
Mas coloquei dentro do bolso interno do paletó
O rádio transmissor, na casa em frente ao colégio

Prova de fi'sica, parcial, mês de junho
Frio ajuda colocar cachecol tapando o fone de ouvido
Pela janela da sala eles pegavam os problemas
Eu ouvia as soluções pelo fone de ouvido

Compenetrado, copiava tudo que mandavam
Sei que foi uma coisa feia...
Como foi feia, a dor no cotovelo numa posição só!
Quase não compensou o 7 que tirei na prova!!!!

Sobre a obra
Prova parcial de fi'sica do terceiro ano cienti'fico no Colégio Afonso Celso, em Belo Horizonte, a noite, quando as propagações sonoras são bem melhores. Creio que foi a primeira cola eletrônica feita nas três Américas, quiçá do Mundo. A rádio perereca era novidade e o rádio portátil tambe'm, aliás o tamanho dele, se fosse um pouquinho maior, não caberia no bolso de dentro do paletó de lá, pois era mês de junho, com o frio que fazia, justificou tambem o cachecol enrolado no pescoço, escondendo obviamente o fone de ouvido. Meus amigos montaram o rádio transmissor numa casa em frente, aonde funcionava o Consulado Português.Tive que manter uma posição com a mão esquerda no ouvido, fixando o egoísta, pois o mesmo não firmava dentro do ouvido. Foi assim a prova inteira, o que me valeu uma dor terrivel no cotovelo e no braço todo. A nota não foi estas coisas, um 7, mas foi melhor que nada. Foi desonestidade cometida que confesso e me penitencio, mas tenho que relatar. Junho 1962 BHte. MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário