quinta-feira, 6 de maio de 2010

Olimpíada Colegial...

Depois daquele problema com a prova de biologia, eu pretendia a todo custo me redimir, porque meu conceito estava abaixo da crítica, se posso assim afirmar...

Então procurei o Frei Júlio para fazer um apelo, pois tinha no Frei uma pessoa de personalidade forte e pela sua influência junto a todos, o via muitas vezes orientando, sempre falando com desenvoltura, dentro daquela instituição.
Só para se ter uma idéia das posições que ele tomava, conto entre parênteses, um caso acontecido na hora do recreio:

Uma discussão na quadra de futebol de salão, entre o Fred e o Judeu, foi esquentando, nós viamos lá de cima, nos corredores que davam acesso 'as salas de aulas! Os dois se pegarem! Fui separar a briga, mas o Frei impediu-me dizendo: Deixem brigar, até cansar, complementou! Ainda tinha levado um puxão nos cabelos, quando tentava em vão impedi-los! Dois brutamontes brigando, quem separaria?

Mas, como afirmava, o Frei Júlio impediu e deixou a briga correr, começo de recreio, ela demoraria no mínimo 15 longos minutos. Desimpedidos para brigar, se engalfinharam dando pontapés e braçadas, até que se cansaram, não parando a briga, continuando um ofendendo ao outro e cuspindo até esgotar a saliva...Por fim, desistiram saindo com dedo em riste, agredindo verbalmente, foram os dois para sala, com as orelhas vermelhas e suados.

O Frei Júlio não moveu palha siquer e nem chamou atenção dos dois...
Depois do ocorrido, não vi mais brigas no recinto...o "ringue" liberado, ninguém se habilitou mais!
No meu caso, em que afirmo que meu conceito estava abaixo da crítica, foi o fato de uma prova que fiz, de biologia, chance dada pelo professor, uma vez que faltara a aula que teve a prova, por motivo de doença.

Como não tinha me preparado, pedi ao meu colega de trás de mim, que fizesse a prova, depois ao final da aula, me passaria impecavelmente correta...Foi uma péssima idéia, porque na sa'ida da sala de aulas, o professor trancou a porta, me deixando super desconfiado, pois não era seu costume agir daquela maneira, ainda mais, com a "prova" do crime escondida na minha carteira:

A prova toda ilógica, com respostas inconsequentes em que eu descrevia uma luta de box, que tinha havido entre o Eder Jofre e um "chiado" qualquer, enfim, um besteirol completo...pois a prova correta tinha recebido de meu colega Paulinho Dani..

Minha desconfiança fez sentido, quando volta o professor acompanhado do Diretor, adentrando a sala de aulas, não deixando o professor Chiquinho, de dar aquela olhadinha para trás, prevendo que estava sendo assistido no seu ato.

Dito e feito: Durante a aula seguinte, de química, entra um mensageiro do Reitor, pedindo a minha presença na sua sala.
A primeira coisa que vi ao chegar a Reitoria, foi o Frei, com duas provas na mão: Perguntando sem esperar que eu me assentasse:
Esta prova e' sua? Perguntou com ar de severidade:
E' respondi...
E esta outra? Mostrando a prova feita pelo meu colega, impecável, sem nenhum erro:
É minha...
Como? As duas provas são suas? Pelo que me conste, esta foi o Paulo Dani quem fez, como ela pode ser sua? Responda?

É minha sim! Eu ganhei! Ele me deu!

O Frade não conseguiu segurar o riso, mandando-me voltar pra sala, dizendo antes, que estava suspenso por dois dias...

Como expus no começo da história, estava com o conceito meio abalado e procurei o Frei Júlio, para convencê-lo participar das Olimpíadas Colegiais e que o Colégio não podia ficar de fora etc e tal...
O fato é que, relutante, aceitou participar de Futebol de Salão e Futebol de Campo, e para minha surpresa, estaria encarregado da organização dos times, bem como, ser o técnico das equipes e ja' poderia ir tomando as providências...

Quase caí pra trás, o Frei realmente tomava as medidas mais inusitadas, dar esta responsabilidade para um "ex-irresponsável", porque, a partir daquele momento, seria responsável por dois times do Santo Antonio, na Olimpíada Colegial...

No outro dia, fui bem arrumado, banho tomado, dentes bem escovados e cabelo bem penteado, falando compenetrado, parecendo aluno comportado!.

Sobre a obra
Colégio Santo Antônio, ano de 1958, Belo Horizonte, Minas Gerais. As Olimpíadas Colegiais tiveram a nossa participação, sendo um dos feitos muito comentados, o empate de 3 a 3 com o Colégio Santo Agostinho, no seu campo, pois ganhavam todas nos seus domínios.Me lembro do Noêmio, jogador, depois profissional do Clube Atlético Mineiro, tive a honra de comandá-lo...Ele se tornou um dos maiores goleadores do Clube Atlêtico Mineiro, que este ano faz o seu Centena'rio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário