sexta-feira, 7 de maio de 2010

O " Cineminha"

Tinha um "cinema" lá perto do campo do "Cruzeiro," que eu ia quase todos os domingos, com meu irmão .
Antes do filme, passava na tela o "jornal" , com noticiário da semana!

Aquelas notícias, jogos e uma voz inconfundivel no fundo, que dificilmente a gente "sintoniza"na memória, devido as inúmeras "interferências"do tempo!

Mas eu gostava tanto, que resolví fazer um "cineminha"!
Iria mostrar para os meus amigos...Eram tantos meninos, tinha gente da rua Rubi, da rua Esmeralda, e' aquí, só da rua Rio Claro mesmo, somente daquí,iria encher a garagem do Jairo e Jasiel! Isto e', se eles deixassem passar o cinema la'...
Mas eles gostaram da idéia, e até sugeriram cobrar entrada!
Dinheiro, nem pensar, ninguém tinha! Então ficou estabelecido que seriam cobrados dois paus de fósforos", sem acender...preço justo, afinal quem não tinha fósforos em casa?

Peguei uma caixa de sapatos, cortei um quadro na frente, colocando uma manivela de arame duro em cima e outra em baixo, rodei! Funcionava!
Só faltava a "edição" do filme.
Me lembro de ter "recortado" os "gibís" do meu irmão mais velho, na sua ausência, lógico, de manhã, ele ia para escola, pois neste horário tinha que executar e acabar o projeto, antes de sua chegada!

Recortei também as minhas estórias "em quadrinhos" "Pinduca" e "Capitão Marvel" que eu gostava!

O "schazan" ficava bem a mostra, porque para virar Capitão Marvel ,tinha que dar um espaço grande pro "raio" furando a nuvem ,ficar bem destacado...
Mas deu um filme imenso,! Pois acrescentara o "Jornal".
Recortei o "Minas Gerais", jornal que meu pai recebia, orgão oficial do Govêrno, onde saiam as "nomeações" e outras coisas importantes que ele guardava com cuidado!
Enrolei tudo, ficando o "jornal" primeiro, pois cinema que se prestasse na çépoca, tinha o noticiário"!
Ah! A cortina, fiz de uns panos ,que minha mãe tinha, na "máquina de costura" .
Achei meio esquisito, parecia que a caixa de sapatos, quer dizer, meu "cinema " estava de saias!
Avisei pro Jairo ,que confirmasse com o pessoal o horário, antes do almoço, no sábado, na sua "garagem" .
Debaixo da minha cama, escondí pra ninguém achar, pois no outro dia, tinha um compromisso sério, também, para dormir tranquilo!

Quando acordei, fui procurar o Jairo e o Jasiel, pra arrumar a "sala de projeção".
O cineminha ficava em cima de uma mesa, e algumas cadeiras, bancos,foram distribuidas em frente! Não demorou muito, chegava um,ia ficando, chegava outro, pois ninguém queria saber do horário,queriam ver o "espetáculo",,,

Projetado, assim para uma turma, era inédito! Reuniu o pessoal num instante, que já estava reclamando, pois tinham pago na entrada, e a mão do Jairo, eu vi, tava cheinha de fósforos!
Comecei então:
Girava a manivela de baixo, porque a de cima com o "rolo" pronto, rodava sozinha...
E passa "jornal" rodavava, era quase um metro de recorte que eu fiz!
A turma antes curiosa, comecou reclamar:
O que e isso? Cade o filme? Eu paguei! ...
Calma gente! Isso é o jornal, que sempre passa nos cinemas de verdade, uai!
Esperem as estorinhas, tem até Capitão Marvel...
Passei uns desenhos do "Pinduca" e na hora do artista principal, eu fiz até barulho com a boca, imitando o trovão, quando o dito cujo se tranformou!...
Daí a pouquinho o filme terminou...
O pessoal foi saindo, saindo .
Recolhi minha parte que entreguei pra minha mãe por na cozinha!

Agora era só enfrentar meu irmão, pois eu tinha destruido toda sua coleção de "Gibis"!...

(

Um comentário:

  1. criativo e emocionante..
    e apanhou dos irmãos ou teve de pagar a coleção de gibis?
    vale outra história...
    bjs

    ResponderExcluir